Melhores processos de vendas com PIM

Muitas empresas conhecem o problema: há muitos dados e informações sobre produtos que são mantidos e processados ​​por diferentes departamentos em diferentes sistemas. Mas como se consegue uma visão geral? E como se pode manipular e processar os dados com eficiência?
Sistema PIM

Ao utilizar um sistema PIM (sistema de gestão de informações do produto), você pode mesclar os dados e torná-los utilizáveis ​​em todos os departamentos.

Neste artigo, você aprenderá o que é exatamente um sistema PIM e quais as vantagens que ele oferece às empresas industriais.

O que é um sistema PIM?

Os produtos são o meio de subsistência de todas as empresas. O cadastro de produtos depende de muitos processos de marketing, vendas, administração e logística. Infelizmente, as informações do produto geralmente são dispersas: a contabilidade tem dados e formatos diferentes do que o departamento de compras, o departamento de desenvolvimento ou as vendas.


O princípio orientador do PIM é tornar o esforço de manutenção e coleta de dados tão eficiente e econômico quanto possível e gerir os dados de maneira neutra em relação aos media.


Um exemplo do campo:

Através do PIM, as informações de produto necessárias do fabricante, do departamento de marketing e do sistema ERP são adicionadas à loja on-line, ao catálogo e ao rótulo de vendas.


Para muitas empresas, o volume de dados cresceu tanto que é necessário um sistema PIM. Isso é especialmente verdadeiro se as seguintes condições forem atendidas:


Muitos produtos e informações detalhadas


Ampla gama de produtos em vários idiomas


Vendas internacionais


Ajustes regulares das informações do produto, bem como extensões 


Vários canais de distribuição


Vários locais

Vantagem de usar um PIM: Simplificação do gestão de dados do produto

Por que é útil usar um sistema PIM?


Ele fornece às empresas que procuram uma solução holística para os seus processos com uma base ideal para a gestão eficiente de dados em relação às comunicações corporativas. A coleta de dados centralizada e a gestão de dados melhoram drasticamente a qualidade dos dados e a eficiência dos processos, reduzindo os custos:


As informações do produto são consistentes, a fusão e a comparação de dados de diferentes sistemas são eliminadas e a entrega a outros canais pode ser gerida centralmente.


Quais os requisitos que um PIM precisa atender?


Os requisitos para um sistema PIM são múltiplos e complexos:


Mudanças no portfólio de produtos devem ser feitas com o apertar de um botão. Um sistema PIM deve ser capaz de gerir e armazenar dados de produtos de vários tipos e possibilitar a fácil tradução em diferentes idiomas. Ao mesmo tempo, a gestão de dados deve ser neutra em relação aos media, com a opção simultânea de diversidade dos media na saída de dados (como loja on-line e catálogo de produtos impressos). As interfaces devem ser bidirecionais, ou seja, uma troca de dados deve ser possível em ambas as direções.

 

Conclusão

Um sistema PIM ajuda a acompanhar uma quantidade cada vez maior de informações. Isso garante a qualidade ideal das informações, mesmo quando fornecidas a muitos canais diferentes.

A indústria de hoje usa grandes quantidades de dados para melhorar os sortimentos e os processos de vendas. Um PIM é, portanto, também uma base para avaliações centrais (Business Intelligence) e gestão de qualidade de dados (Data Quality Management).

A 2P Global ajuda-o a otimizar os seus processos de vendas: juntos, podemos encontrar plataformas relevantes em todo o mundo, onde você pode colocar os seus produtos de uma maneira específica do grupo-alvo e gerar leads B2B. A entrada de dados única é suficiente para sincronizar todos os dados da empresa e do produto com facilidade e segurança. Assim, a sua carga administrativa nas entradas da sua empresa é reduzida em até 90%.

A nossa newsletter - marketing b2b online

Enviamos-lhe os melhores artigos de marketing B2B on-line da web mensalmente. Mantenha-se informado.

Please enter your name.
Please enter a valid email address.
Something went wrong. Please check your entries and try again.
Scroll to Top