O que é SEO e para que serve?

O que é SEO e para que serve? O que é SEO? Quem está na busca por descobrir o que é SEO certamente...
O que é SEO e para que serve

O que é SEO?

Quem está na busca por descobrir o que é SEO certamente está á procura de  melhorar o desempenho de seu website, seja para vender mais, realizar mais contactos, prospectar clientes ou reforçar a sua marca nos meios digitais. Tema estratégico do marketing digital, SEO é o acrônimo em inglês para Search Engine Optimization que no bom português quer dizer otimização em motores de busca.

O SEO tem exactamente o objectivo de melhorar o posicionamento de um site no resultado orgânico da busca no Google (falamos em Google porque 97% das pesquisas feitas em Portugal são realizadas nele, segundo informações do serviço de estatísticas Clicky). O resultado orgânico é aquele que surge no ecran ao fazer a busca por um termo (palavra-chave).

Por que o SEO é importante? Por que o SEO é necessário?

Tantas perguntas vem à mente! É necessário entender o contexto: nos últimos 20 anos o mundo mudou mais rápido do que mudou nos 50 anos anteriores. Com a evolução da internet, as empresas, que no geral utilizavam as mídias de massa para se comunicar, foram perdendo o poder sobre o consumidor. Esse poder foi para as mãos do consumidor, digo literalmente para as mãos porque quando ele tem a necessidade de consumir algo, uma das primeiras consultas que ele faz actualmente é no Google, pelo seu smartphone. Veja se não:

Melhorando o posicionamento orgânico com SEO.

Mas o que significa melhorar o posicionamento orgânico de um site em mecanismos de busca? Aplicando o SEO para optimização de sites, você estará trabalhando com geração de conteúdo baseado em palavras-chave, referentes ao seu tipo de negócio, analisando os resultados obtidos e agindo em cima de melhorias necessárias para ganhar posicionamento. Dessa maneira, quando alguém procurar nos mecanismos de busca pela a palavra-chave com a qual você trabalha, a chance de o usuário chegar até seu produto é muito maior.

Se você é um empresário/empreende em áreas não relacionadas a marketing ou TI, você não precisa saber exatamente o que é SEO, mas precisa obrigatoriamente saber quais os benefícios que ele proporciona para sua estratégia de marketing/comercial/vendas.

Por isso, é importante frisar que resultados com SEO são diferentes dos links patrocinados.

A nossa newsletter - marketing b2b online

Enviamos-lhe os melhores artigos de marketing B2B on-line da web mensalmente. Mantenha-se informado.

Please enter your name.
Please enter a valid email address.
Something went wrong. Please check your entries and try again.
Scroll to Top